ST 13

ST 13. Título:
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DIFERENÇAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS AOS ENFRENTAMENTOS REAIS

Proponentes:
Suzana Pinguello Morgado/UNESPAR-Campo Mourão
Samilo Takara/UEL 

Resumo: Este simpósio temático tem por objetivo debater as políticas educacionais que interessam às problemáticas das diferenças culturais, com a finalidade de estabelecer o diálogo acadêmico acerca das proposições políticas e das vivências reais dos sujeitos em sociedade. Compreendemos por diferenças culturais as vertentes que vislumbram: gênero, sexualidades, raça, etnia, questões/posições geográficas, pessoas com necessidades especiais, imigrantes e outras formas de ser, estar e existir no mundo. São pressupostos deste debate pesquisas de cunho bibliográfico, documental e pesquisas de campo (dos grupos focais aos estudos etnográficos) que abarcam estudos específicos sobre políticas educacionais ou a ausência delas relacionadas às questões das diferenças; as políticas educacionais em relação às demandas sociais e; o exercício do direito à educação, tal como preconizam os documentos oficiais. Desse modo, valemo-nos da possibilidade de diálogo entre as vertentes teórico-metodológicas que sustentam as pesquisas em Educação para um viés crítico e pós-crítico. Assim, interessam-nos os debates entre o Materialismo Histórico Dialético, os Estudos Pós-Estruturalistas e as vertentes Pós-modernas como bases teóricas dos debates a serem estabelecidos no campo da Educação. Intentamos, com este simpósio temático, consolidar o diálogo entre essas linhas como uma forma de luta pelo respeito às diferenças, bem como para estruturar aspectos de aproximação dos movimentos sociais e das discussões acadêmicas críticas e pós-críticas que se entendam plurais e transformadoras e que se distanciam de qualquer forma de autoritarismo, opressão ou fascismo.
Palavras-chave: Educação. Políticas Educacionais. Diferenças Culturais.