MC 04

MC 04. Título:
LITERATURA INFANTIL AFRICANA: UMA PROPOSTA PARA O FORTALECIMENTO DAS IDENTIDADES ÉTNICAS AFRO-BRASILEIRAS

Proponente:
Elisangela Aparecida da Rocha/UTFPR

Resumo: Há 15 anos, o Brasil publicava a lei 10.639, importante marco da luta histórica antirracista no país. Resultado de anos de luta do movimento negro, propunha a transformação da política educacional e social, por meio da valorização das raízes africanas, constitutivas da identidade cultural brasileira. Embora com importantes conquistas, ainda há muito que avançar no sentido de cumprir a proposta da lei e os resultados que se esperam, fundamentalmente o desenvolvimento da consciência política e histórica da diversidade, as ações de combate ao racismo e o fortalecimento de identidades e direitos. Assim, o presente minicurso, com carga horária de 4 horas, tem como objetivo apresentar a literatura infantil africana, em especial obras de Mia Couto e Ondjali, em sua especificidade, abordando elementos como o imaginário do continente, a tradição e a musicalidade no intuito de compreender a produção literária para crianças como importante ferramenta capaz de possibilitar o conhecimento e re-conhecimento da ancestralidade de um povo destituído de sua própria história. Os referenciais teóricos que norteiam a discussão partem das teorias de Zygmunt Bauman, para quem a identidade não pode ser entendida como um conceito dado a priori, enquanto processo, é construção, esforço, objetivo: “como uma coisa que ainda se precisa construir do zero ou escolher entre alternativas e então lutar por ela e protegê-la lutando ainda mais”, Stuart Hall que defende que as “Identidades culturais [são] aqueles aspectos de nossas identidades que surgem de nosso “pertencimento” e Kabenguele Munanga que afirma que a assunção da negritude é indispensável para a construção identitária afro-brasileira.
Palavras-chave: Literatura, África, Identidade